terça-feira, 28 de junho de 2011

Foi dado Início às Grandes Festas em Honra do Senhor das Febres e da Senhora da Livração na Paróquia de Cristo Rei da Vergada da Pitoresca e Singular Localidade da Vergada!

 

 
Foi dado Início às Grandes Festas em Honra do Senhor das Febres e da Senhora da Livração na Paróquia de Cristo Rei da Vergada da Pitoresca e Singular Localidade da Vergada!
Um sucesso de Novena em moldes modernos e actualizados disponibilizados em inovadores e criativos Multimédia entre Cânticos e Aclamações com o Terço do Rosário meditado com a Vida de todos Santos cultuados e estimados na terra e pelo coração das suas gentes.
Para além dos habituais 21 andores estão em perspectiva mais dois : Santa Ana e Beato João Paulo II.
Um sucesso de Fé, Crença e devoção naqueles e naquelas que encurtam a distância entre a cabeça e o coração.
A inteligência e afeição.
Bem hajam os (as) participantes!
 Novena de Preparação do Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração:

1º Dia da Novena: Dia 27 de Junho – Segunda-Feira – Igreja Matriz – 21.00 horas – São Miguel (dois mistérios) e Cristo Rei (três mistérios) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas, Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.
2º Dia da Novena: Dia 28 de Junho – Terça-Feira - Igreja Matriz – 21.00 horas – Sagrado Coração de Jesus (três mistérios) e Padre Pio ( dois mistérios) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas , Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

3º Dia da Novena: Dia 29 de Junho – Quarta -Feira – Igreja Matriz – 21.00 horas – Nossa Senhora de Fátima (três mistérios) e Pastorinhos( dois mistérios) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas , Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

4º Dia da Novena: Dia 30 de Junho – Quinta -Feira – Igreja Matriz – 21.00 horas – Imaculada Conceição (dois mistérios) e São João Baptista ( dois mistérios) e Santa Cecília ( um mistério) celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas , Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

5º Dia da Novena: Dia 1 de Julho – Sexta-Feira – Igreja Matriz – 21.00 horas – Senhora das Graças ( dois mistérios), S. Vicente de Paulo (um mistério),Santa Cristina ( um mistério), São Tarcísio (um mistério) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas , Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

6º Dia da Novena: Dia 4 de Julho – Segunda -feira – Igreja Matriz – 21.00 horas – Santa Rita ( um mistério) Santo António ( dois mistérios), Rainha Santa Isabel ( um mistério) e Madre Teresa de Calcutá ( um mistério) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas , Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.


7º Dia da Novena: Dia 5 de Julho – Terça -Feira - Igreja Matriz – 21.00 horas – São Francisco (S. Francisco na vida do Padre Pio - dois mistérios) e São Domingos( um mistério), Senhora da Saúde ( dois mistérios) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas, Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

8º Dia da Novena: Dia 6 de Julho – Quarta -Feira - Igreja Matriz – 21.00 horas Vida e Obra de Sua Santidade o Papa João Paulo II.

9º Dia da Novena: Dia 7 de Julho - Quinta-feira - 21.00 horas - Senhora da Livração (dois mistérios) e Senhor das Febres( três mistérios) e celebração da Eucaristia – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas, Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

10º Dia da Novena: Procissão de Luzes : Dia 8 de Julho - Sexta-feira - 21.00 horas - Procissão de Luzes – Saída do Cruzamento, segue Avenida Central, vem à Igreja Matriz, dá a volta e entra na Igreja – Presença de toda a Comunidade: Comissão Executiva, de Festas, Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese enfim toda a Comunidade.

Dia 9 de Julho – sábado - Não há

Dia 10 de Julho – Domingo. Missa às 9 horas
Eucaristia de Festa – às 17. 00 Horas – Igreja Matriz
No fim da Missa – Procissão.
Durante a Missa e Procissão exige-se silêncio,
Compostura e dignidade.


domingo, 26 de junho de 2011

Vinda à Paróquia de Cristo Rei da Vergada do Senhor Bispo do Porto.

Tarde de Sábado 25 de Junho de 2011
 
Vinda à Paróquia de Cristo Rei da Vergada de Sua Excelência Reverendíssimo do Senhor Bispo Titular da Diocese do Porto a Convite expresso do Reverendo Pároco Local  Padre António Teixeira Machado.
 Foi uma tarde de Sábado diferente e singular pois sua Excelência Reverendíssima presidiu à Eucaristia da Comunidade pelas 17.00 horas tendo em seguida agraciado  com a sua presença ao Convívio de Encerramento da Catequese no Salão de Actos do Centro Paroquial.
Tanto na recepção, como na Eucaristia e no Convívio  foi grandioso o número de crentes e fiéis que rejubilaram e aplaudiram a presença do Pastor da Diocese do Porto nesta Parcela Comunitária que é a Paróquia da Vergada.
De referir a presença simpática e acolhedora de todos os Vergadenses que acederam ao Convite Geral dirigido pelo Pároco. De salientar a Presença da representação da Junta de Freguesia da Vila de Argoncilhe,  a  convite do Senhor Presidente da Junta Manuel Coimbra, nas pessoas dos Senhores Presidente da Assembleia de Freguesia, o Senhor Amorim Duarte e Secretário Rui; bem como dos Senhores Diáconos Joaquim Augusto da Silva Santos e António Avelino Valinho Luís.
  Antecipadamente chegado e feitas as apresentações personalizadas dos presentes  pelo Pároco foi realizada uma visita guiada à Igreja Matriz, Sacristia, salas da Catequese, Salão de Actos e outros espaços, ficou Sua Excelência Reverendíssima sabedor e conhecedor dos virtuosismos e capacidades desenvolvidas e a desenvolver pela Comunidade de Crentes Local.
O Pároco salientou algumas notas da Paróquia de Cristo Rei da Vergada.
A Igreja de Cristo Rei da Vergada está implantada no local do antigo arraial e ex-Capela da Vergada e teria como orago inicial S. João.
 
O ano exacto da sua construção continua a ser uma incógnita por falta de documentação, mas as pessoas mais antigas dizem que deverá ter ocorrido em meados do século XIX.
Posteriormente passou a ter como Patronos como  Nosso Senhor das Febres
A Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi criada por Decreto de 7 de Agosto de 1972
pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, iniciou as suas actividades pastorais a 15 de Agosto do mesmo ano, sendo Pároco, criador e impulsionador da mesma
É constituída pelos lugares de Ordonhe e Ramil da Paróquia de Argoncilhe
e pelos lugares da Vergada e Ermilhe da Paróquia de Mozelos.
Párocos da Vergada: Padre  Álvaro Soares da Silva de15 de Agosto de 1972 a 31 de Dezembro de 1984 - 12 anos
Padre Antero Soares dos Reis de Dezembro de 1984 até ao ano 2003 – 19 anos
Padre Augusto Baptista de 2003: Pároco da Vergada (Santa Maria da Feira) até Novembro de 2008 – 5 anos
Padre António Teixeira Machado 22 de Novembro de 2008 a 2011 ( 3 anos)
A Paróquia tem vários movimentos. De referir a Catequese da Caminhada de 10 Anos. Virtualmente seguindo a média de fase etário de 30 catequizandos teríamos cerca e a passar de 300.A partir do 6º ano ( Profissão  de Fé encaminha-se para metade).Assim  em 2011 temos no 1º Ano – 35 crianças; no 2ª Ano – 35 crianças; no 3º Ano - 1ª Comunhão ( Comunhão  Solene) –24 , no 4º Ano – Festa da Palavra – 20;
no 5º Ano – Festa do Credo – 2; no 6º Ano  - Profissão de Fé  24; no 7º Ano – 7;no 8º Ano  - Festa da Vida – 10; no 9º Ano – 0 ( Festa da Fé de 2007) e  no 10º Ano – festa do Envio – 12.

terça-feira, 21 de junho de 2011

FESTA DO CORPO DE DEUS.. MILAGRE DE BOLSENA


 MILAGRE DE BOLSENA
Entre os milagres realizados pela Santíssima Eucaristia
o mais conhecido é o de Bolsena,
por ter concorrido de modo especial para a introdução
da Festa do Corpo de Deus na Igreja inteira.
Em 1264 um piedoso sacerdote da Alemanha empreendeu uma viagem a Roma.
Quis procurar o Santo Padre a fim de pedir esclarecimentos
e consolações nas graves dúvidas de fé que o atormentavam.
Estas dúvidas versavam particularmente
sobre a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Chegando de sua viagem a Bolsena,
celebrou a Santa Missa na Igreja de Santa Cristina.
Ainda aí, mais uma vez, gravíssimas tentações
e dúvidas o assaltaram, 
porém, devia ser a última
pois Deus quis curá-lo por um magnífico milagre.
Passara-se a consagração do Pão e do Vinho.
Acabada esta última, 
o preciosíssimo Sangue
começou a borbulhar, 
subiu, 
subiu, 
transbordando e gotas
e muitas gotas derramaram-se sobre o corporal,
tingindo-o de sangue.
Assustado com o facto inexplicável,
pensa em ocultar o milagre,
tanto mais que o atribui ao seu pecado.
Dobra, cuidadosamente o corporal
e procura escondê-lo debaixo da pedra de ara.
Mas, o sangue passa pelo linho 
e quatro gotas caem sobre os degraus do altar, 
deixando impressos os sinais evidentes do sangue.
Que fazer?
Já não podia mais ocultaro milagre, 
mas continua a julgar um castigo por suas dúvidas.
Soube então que o Papa estava perto de Orvieto Cidade italiana da Humbria). 
Resolveu procurá-lo, confessar suas dúvidas e narrar o sucedido.
O Papa mandou trazer à sua presença aquele corporal, 
para verificar o que havia de verdadeiro.
Depois de ter verificado o facto inegável, 
mandou conservar o dito corporal na catedral de Orvieto.
O mármore, sobre o qual tinham caído as gotas de sangue, 
foi religiosamente guardado na Igreja de Santa Cristina em Bolsena,
onde se deu este grande milagre.
O Papa Nicolau V lançou a pedra fundamental de uma nova Igreja,
onde devia ser venerado aquele admirável corporal,
que até hoje, é objecto de grande devoção.
Este milagre
removeu os últimos obstáculos à introdução da festa do CORPO DE DEUS.
------------------------------------------------------
FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ
Vinte e três Catequizandos (as) do 6ºAno da Caminhada Catequética 
fazem a sua Festa da Profissão de Fé e Crença Cristã Católica  na Igreja Matriz desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada. 
Prometem ser verdadeiramente Católicas (as) praticantes, 
frequentadores assíduos da Santa Missa e exemplos vivos na Comunidade.
Um grande dia para todos eles e suas famílias, Pais, Padrinhos 
e Madrinhas e enfim para toda a Comunidade.
A Celebração Eucarística inicia-se na Igreja Matriz às 9.00 horas,
Tendo-se iniciado previamente a Procissão - Cortejo de Entrada 
cerca de dez minutos antes.
Seguindo-se no fim a Procissão Eucarística na forma do uso e costume.
Parabéns a todos!
Semana cheia de Eventos a nível Local, 
da Vigararia de Santa Maria da Feira 
e da Diocese Porto.
De referir e salientar a Vinda de Sua Excelência Reverendíssima 
o Senhor Bispo do Porto D. Manuel Clemente 
à Localidade da Vergada
Presidindo à Eucaristia das 17.00 horas
do dia 25, Sábado, 
e deslocando-se ao Salão Paroquial 
para estar com todos (as ) catequizando (as).
-----------------------
Fazem a sua Profissão de Fé:
1.Adão Tiago Cardoso Gomes
2.Ana Catarina Resende dos Santos
3.Ana Isabel Carvalho Frutuoso
4.Bruna Alexandra Amorim da Silva
5.Diana Sofia Pereira da Costa
6.Elvira Fernanda Nogueira Rocha
7.Gonçalo Alexandre Soares Ribeiro
8.Ivo da Silva Santos
9.João Fernando Moreira Alves
10.João Pedro Leal da Silva
11.Juanita Príncipe Ferreira Santos
12.Luana Catarina T. Carvalho
13.Lorena Oliveira Machado
14.Márcia Nogueira Cardoso
15.Mariana da Silva Cruz
16.Mariana Ferreira Coelho Conceição
17.Mário Alexandre Azevedo Ferreira
18.Mónica Raquel Silva Pinheiro
19.Rafael Pereira Gome
20.Rafaela Torres Barbosa
21.Ricardo Fernandes G. Correia Oliveira
22.Elsa Mariana Aves Ribeiro
23.Eduardo Rafael Tavares Pinto
Milagre de Santo António