sábado, 23 de janeiro de 2010

Canto das Janeiras encheu Pavilhão Rosa Mota

Canto das Janeiras encheu Pavilhão Rosa Mota.Iniciativa encerra, simbolicamente, primeiro mês da Missão diocesana que marcará o ano de 2010.
Cerca de quatro mil pessoas rumaram este Sábado até ao Palácio de Cristal, no Porto, para encerrar simbolicamente o primeiro mês da “Missão 2010”, iniciativa da Diocese, com o canto das Janeiras. Janeiro decorre sob o tema do “Anúncio”.
Em declarações à RTP, que acompanhou o evento com algumas ligações em directo, D. Manuel Clemente fez questão de sublinhar que se tratam de pessoas que integram as diversas comunidades cristãs do Porto e que “mantinham esta bonita tradição das Janeiras, dedicando o primeiro mês do ano a dizer que Deus está connosco”.

Com esta iniciativa, prosseguiu, “vieram agora ao de cima, no coração da nossa Diocese, à própria cidade do Porto, para que nas ruas e no próprio Pavilhão mostrem, desta maneira exuberante, que é bom cantar, que é bom ter Deus no coração”.
De vários pontos da Diocese chegaram os cantadores das Janeiras, distribuídos por quatro grupos. No Pavilhão Rosa Mota, com apresentação de Sónia Araújo, a animação do público foi dinamizada pela equipa de realização, com o apoio de Escuteiros de Agrupamentos do Núcleo Cidade do Porto.
D. Manuel Clemente defendeu que é missão dos cristãos anunciar que “não estamos sós, a esperança é sempre possível”.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BENVINDOS À VILA TERMAL DE CALDAS DE SÃO JORGE!


O ZIP.ZIP – REST CAFFE
Prepara-se para receber milhares de termalistas,
aquistas, turistas e visitantes.
Uma mais-valia para a Vila Termal de Caldas de São Jorge
A largos passos se prepara a sua abertura e inahgaração!
Época Termal se aproxima …
16 de Fevereiro a 19 de Dezembro
ÉPOCA BAIXA
16 de Fevereiro a 30 de Abril
16 de Outubro a 19 de Dezembro
ÉPOCA MÉDIA
1 de Maio a 30 de Junho
ÉPOCA ALTA
1 de Julho a 15 de Outubro
BENVINDOS À VILA TERMAL DE CALDAS DE SÃO JORGE!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fogaceiras 2010

Historia da Festa das Fogaceiras
Por volta dos séculos XV e XVI Portugal sofreu uma grande epidemia, a peste.
O povo sofreu os seus efeitos.
A doença, a fome e a morte levaram-no a erguer as mãos para o Céu e fizeram uma promessa: se Deus através de S. Sebastião libertasse o povo daquela desgraça, todos os anos seria feita uma procissão onde raparigas honestas e pobres da vila transportariam o pão (Fogaça) à cabeça que seria oferecido às gentes necessitadas.





sábado, 16 de janeiro de 2010

Ainda Cristo Rei da Vergada na Senda do Progresso!!!




Acta do dia 14 de Janeiro de dois mil e dez
No dia 14 de Janeiro de dois mil e dez, pelas 21.00 horas e na Sala Nova desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada, estiveram reunidos os membros da Comissão Executiva, tendo como Presidente o seu Pároco – Pe. António Teixeira Machado - e respectivos membros, Sr(ª)s. D. Esperança Pereira da Silva, Floriano José Ferreira da Silva, José António Barbosa Cardoso e Jacinto Cardoso.
O Pároco começou a reunião pedindo, nesta hora de dor para o mundo, mas sobretudo para as famílias das vítimas do terramoto do Haiti, com milhares e milhares de desalojados e desabrigados, uma Oração/Sufrágio pelos vivos e pelos que morreram e ainda jazem empilhados nas bermas das estradas ou debaixo dos escombros. É dever de todo o homem solidarizar-se para aliviar o sofrimento e as carências dos que sofrem e pedir ao Senhor Jesus que conforte aquelas famílias.
Uma vez mais se falou e comentou a liturgia do canto e das leituras da Eucaristia vespertina.
Pelo que a Assessoria será chamada à atenção e o Pároco envidará esforços para situação alternativa.
Seguidamente falou-se da MISSÃO 2010 – Co-responsabilidade Para a Nova Evangelização.
Dentro da Missão 2010 foi dado conhecimento Conferência de Imprensa de Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Clemente na quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009, último dia do ano, o Bispo do Porto Convocou uma Conferência de Imprensa na Casa Episcopal, para apresentação formal a comunicação social do programa da Missão 2010 — Corresponsabilidade para a Nova Evangelização. Presentes profissionais de vários mediam, jornais, rádio e televisão, aos quais foi dada a informação entretanto disponível sobre a realização da Missão. (www.diocese-porto.pt).
Recordam-se os temas de cada mês:
Em Janeiro entra-se o ano com o Anúncio, através da proposta das tradicionais “Janeiras”, que deverão culminar num encontro diocesano no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Rosa Mota, nos espaços do Palácio de Cristal, no Porto.
O mês de Fevereiro tem como terna Alegria, procurando um itinerário que estimule a participação juvenil nas comunidades. Culmina num Encontro ibérico no espírito das comunidades de Taizé, de 13 a 16 de Fevereiro.
O mês de Marco tem por tema (Com)paixão: mês da Quaresma, apela ao espírito fraterno, a partilha, particularmente junto da população universitária, orientando já para a bênção das pastas (2 de Maio), e para o espectáculo “Rapsódia dos povos”.
Maio tem por tema “Maria”,

Junho sendo o mês da “Festa”,
Julho e Agosto “Verão”,
Setembro, o início da actividade escolares com o tema “Entra”,
Outubro será a “Missão”,
Novembro “Esperança”, em torno da celebração dos Fiéis e dos Santos,
e Dezembro “Luz”, no espírito de Natal.
Janeiro de 2011 apresentará a actividade conclusiva: “Reler para continuar”

As Paróquias de Santa Maria Feira participam na Grande Celebração das Fogaceiras e Festa de São Sebastião,
Bem como na grandiosa Procissão do Corpo de Deus.
Cada Paróquia irá estar presente!
As Fogaceiras serão preparadas em cada Paróquia com um triduo-novena em louvor, prece e honra de São Sebastião (dias17,18 e 19)
Nas Fogaceiras cada Juiz da Cruz  levará a Cruz enfeitada de flores.
Cada Paróquia levará o Círio Pascal que será aceso na Festa
e enfeitado com a faixa constante do nome da Freguesia com uma mensagem adequada!
Bem como a presença representativas de todas as freguesias do Concelho com as Meninas Fogaceiras!
 É uma proposta para os que andam arredios de Cristo ou que praticamente nunca ouviram falar d'Ele; para que despertem para uma eventual conversão evangélica.
Cada mês do ano é conduzido por um desafio que lança o tema para o desenvolver ao longo dos dias. Não se exige que se faça muito ao longo do ano, mas aquilo que se fizer seja feito melhor, com mais entusiasmo, criatividade, amor e alegria. O tema da mensagem central da Missão para Janeiro de 2010 é o Anúncio (Natal); pelo que ter-se-á de Anunciar Jesus "com novo ardor, novos métodos e novas expressões". E esta missão de evangelizar é exigida a todo o povo cristão que, pelo Baptismo, está empenhado neste projecto de Anunciar a Boa Nova do Reino.
Dentro deste espírito da Missão Ano 2010 a nossa Vigararia, como Anúncio, celebrará a Festa em honra do Mártir S. Sebastião ou Festa das Fogaceiras, no dia 20 de Janeiro.
A Sua Festa será precedida por um tríduo de preparação.
O dia 17 terá como tema: DEUS CHAMA;
no dia 18: PREPARA;
no dia 19: DEUS ENVIA.
A Missa da Festa das Fogaceiras será às 11 horas e a nossa Paróquia da Vergada estará representada pelo Acólito, Sr. Rui Neves que levará o Círio Pascal devidamente engalanado.
Posteriormente o círio é devolvido trazendo uma mensagem que será lida no Domingo seguinte, nas Missas da Comunidade.
Da parte da tarde a Festa constará da tradicional Procissão das Fogaceiras às 15 horas e a nossa Paróquia estará representada também pelo Juiz da Cruz que levará a Cruz enfeitada com flores.
Depois das Missas dos dias 16 e 17 de Janeiro, como já foi comunicado, o Sr. Padre Pires (Assessor da Pastoral Sócio-Caritativa) estará na Vergada para falar com todos os movimento e os Vicentinos. O tema central desta reunião é implementar o Rosto Solidário e estudar as necessidades, problemas, dificuldades e objectivos da Conferência de São Vicente de Paulo.
Para o Sr. Padre Pires não ter de despender de dois tempos, os movimentos de Caldas de S. Jorge deslocar-se-ão a esta Paróquia.
Seguidamente falou-se da urgência de rever o telhado da Igreja, pois a cobertura é de fibrocimento e há algumas placas partidas.
Do mesmo modo também é necessário betumar os vidros da Igreja, da Torre Sineira e do Salão Paroquial.
Também há alguns vidros partidos sendo necessário a sua substituição.
Outra das necessidades é subir com um varão - corrimão da torre sineira, pois o existente é muito baixo.
Ficou de se mandar fazer uma salva para reter a água das flores, junto ao altar, pois o soalho de madeira está constantemente molhado.
Como há muito frio na Igreja, ficou de se comprar duas molas para manter as portas laterais da Igreja sempre fechadas e ainda uma caixa de correio.
Foi combinado ajeitar uns bancos corridos que sempre empinam para que sejam mais seguros e melhor apoiados e baseados.
Tratou-se também de se elaborar o mapa das contas da Paróquia referentes ao ano 2009.
Apresentação de contas continua a ser anual para a Paróquia e mensal para consumo interno da Comissão Executiva.
E nada mais havendo a assinalar, foi encerrada a reunião da qual se lavrou a presente acta a qual, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo Presidente e Secretário.
Paróquia de Cristo Rei da Vergada, 14 de Janeiro de 2010
Presidente: P. António Teixeira Machado - Pároco
Secretário: Jacinto Cardoso

Um Ano de Paroquialidade na Paróquia de Cristo Rei da Vergada - Santa Maria da Feira - Diocese do Porto.
O Pároco informa e esclarece:
Continuo e continuarei a trabalhar na Paróquia de Cristo Rei da Vergada - Santa Maria da Feira Diocese do Porto, como me foi mandado por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo do Porto.
Pois tenho
Um grupo de cerca de 25 acólitos que são muito queridos,
Uma Excelente Comissão Executiva Fábrica da Igreja
Uma Exemplar Equipa de Ministros da Comunhão
Um exemplar Secretariado Paroquial da Catequese e maravilhosas Catequistas
Um Grupo Coral de Cantores atencioso
e empenhado
Um Grupo de Leitores exemplarmente responsáveis
e outros movimentos dinâmicos.
Uma Secretaria Paroquial Exemplar
Bem como pessoal de limpeza
e asseio da Igreja Matriz.
E outras coisas boas.
…………………………

A - Relatório de iniciativas levadas a efeitos
após o dia 22 de Novembro de 2008:

1 – Nomeação, Provisão, Tomada de Posse e Juramento da Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada – Santa Maria da Feira - Diocese do Porto.
2 – Erecção, organização e Provisão de uma Secretaria Paroquial guarnecida de meios informatizados, computador, internet, sinal de TV, programas, ficheiros, actualizações.
3 – Realização de um Concurso para admissão de uma funcionária ambivalente de Secretaria e Limpeza, Arranjo e Asseio da Igreja. Com mobília-balcão de atendimento, computador, impressora etc. Competente e organizada!
4 – Conseguimento de um Secretariado da Catequese com mobília-balcão, computador e outros meios adequados para a Infância, Adolescência, Juventude, Adultos, etc.
5 – Secretariado dos Acólitos, Estatutos, Celebrações e Blog dos Acólitos de Cristo Rei da Vergada.
6 – Assessorias Paroquiais e o seu desempenho no âmbito Paróquia.

B - Perspectivas programáticas no futuro

7 – Realização das Festas da Caminhadas de Fé: Festa da Família, do Pai-nosso, da Comunhão Solene, da Festa do Credo , Festa da Vida e outras…
8 - Consecução e Realização da Festa da Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração após três tentativas infrutíferas e o licenciamento da mesma a uma Comissão de Festas que se ofereceu e propôs, tendo tudo funcionado razoavelmente…
9 – Implementação do Projecto, Programa e Plano Catequese – Ano 2009 / 2010da Infância, Adolescência , Juventude e Adultos Com Reuniões com os Pais, etc.
10 – Realização de uma Reunião com as Zeladoras, Enfeitadeiras e Organização dos Andores da "Procissão do Senhor das Febres e Senhora da Livração".
11 - Reunião com os Festeiros do Ano 2010.Isto dos Festeiros da Vergada do ano 2008 é uma encrenca que não dá para entender!
12 - Reunião com a Comissão Executiva da Paróquia para elaborar um plano de melhoramentos, obras de conservação, restauro da Igreja e Salão Paroquial, para apetrechamento das salas de Catequese dos meios pedagógicos e programáticos, falar do disciplinamento da Catequese e outras actividades. Informatizar e dotar com multimédia a Igreja Matriz.13 – Apetrechamento de um ponto digitalo-táctil para regularização das frequências e infrequências da Catequese e do Serviço Paroquial para evitar enganos e ludíbrios de praticâncias e impraticâncias!
O Pároco
----------------------------------
Plano de Intenções para o Desenvolvimento da Localidade da Vergada
( Vilas de Argoncilhe e Moselos):
1-Dotação de uma “Praceta” frente à Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada numa primeira fase com a colocação e provimento de um Pavimento Betuminoso de Alcatrão devidamente identificado com reguados demarcados a branco declarado e amarelo acondicionado para estacionamento, tendo em vista uma Futura Praça – A PRAÇA DE CRSISTO REI – com prévio estudo de Impacto Ambiental e acondicionamento dos mesmo Espaço para ser A SALA DE VISITAS que enobrece, enriquece e dignifica esta Localidade da Vergada, contando com a anexação negociada dos prédios que obstam e obstaculizam o intento acima referido.
2-A reformulação do Cemitério Local – de Ordonhe - de serventia à Paróquia de Cristo Rei da Vergada com duplicação do seu espaço e dotação de estâncias sanitárias modernas, asseadas no âmbito das que a Junta de Freguesia desta Vila de Argoncilhe dispensou conjuntamente com a Capela-Sala Mortuária junto do Cemitério da Vila e da Igreja Matriz de Argoncilhe.
3-O conferir à Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada o acabamento das salas de Catequese e Reuniões dos Grupos do Salão Paroquial inacabadas ( apenas com obra de pedreiro e trolharia e sem pinturas, revestimentos e resguardos), orçando pelos 15.000.00€. Bem como os restantes restauros interiores e pinturas exteriores, orçando pelos 20.000.00€. Assim como a substituição do telhado da Igreja Matriz com “a malfadada cobertura de amianto-fibrocimento” perigoso para a saúde e cancerígeno por um telhado de material mais moderno de placas " Sandwich com isolante e isolamento no interior" adequadas e isoladas, orçamento na ordem dos 35.000.00 €. Sem esquecer outros melhoramento como o Guarda-vento inexistente e Porta Principal na mesma Igreja Matriz à entrada orçando pelos 20.000.00€
Tudo isto no âmbito do melhoramento e acondicionamento de uma zona singular e preservada que privilegie a População da Localidade da Vergada e enobreça a Vila de Argoncilhe.
ATM

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

...uma nova identidade e peculiar situação personalizada da Localidade da Vergada!!!


Por uma nova identidade e peculiar situação personalizada da Localidade da Vergada!!!
A Localidade da Vergada retirada de duas áreas
de duas Vilas Argoncilhe e Moselos

reúne características únicas, peculiares e personalizadas
para ser um pólo um microsistema empresarial, fabril, comercial,
de hotelaria e restauração de características impares do Concelho de Santa Maria da Feira.
De longa data é conhecido o seu espírito empreendedor
e de magnanimidade no progresso e desenvolvimento no passado,
no presente e porque não no futuro?
 
Prescindido de nomenclaturas epitetónicas de Cidade,
Vila , Freguesia ou “Aldeia”
e alcançando o Estatuto Peculiar de Pólo Típico-Populacional-Situacional
tem à sua frente um futuro invejável aproveitadas as suas apetências, intencionalidades, criatividades e iniciativas criadoras, inovadoras e desenvolvi mentais pode lançar-se de peito firme e forte
e passo decidido nas sendas do Progresso.

Conhecido o arrojo industrial, comercial e até religioso
reúne características microsistémicas para aglutinar
e albergar população do Grande Porto
e da Zona entre Espinho e Valongo
e em todo o percurso da Auto-Estrada
circundante Anular Sul do Grande Porto.
 
Transformada a Rua Central
e Envolvência à Igreja Matriz em circuito pedonal,
de sentido único e circulante,
com estacionamento adequado captará multidões de turistas
para compras nas suas lojas de alta costura, joalharia,
de minis e sofisticados artefactos de alta tecnologia
e informática bem como da restauração, hotelaria e residencial, snack-bares, cafetaria, salões de chá, etc.


E onde o ambiente nocturno, à luz da vela,
sossegado convida ao silêncio retemperante,
reflexão e um carregar de baterias anímicas
para uma vida valorizada, rica e enriquecedora!
Aliada a esta situação a criação e feitura de um empreendimento
de raiz para os mais idosos, reformados e aposentados
em zona apropriada entre a Rua Central
( Antiga Nº1, Estrada Real e Via Romana) e
A Moderna Nº1 conferia à zona um espaço vistoso panorâmico
de avistamento da Costa Marítima entre a Foz do Douro e Ovar
para distracção observântica dos clientes que gostosamente acompanhariam
o trânsito viário à vista bem como dos navios do alto mar
e junto à Costa
e ainda os aviões nas ânsias de aterraram
e levantarem no e do Aeroporto Sá Carneiro!
Enfim um espaço de sonho
e digno de que tanto trabalhou
e não teve tempo de descansar, usufruir e desfrutar!


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Com o Haiti que sofre!! Oração solidariedade e ajuda!



http://livesayhaiti.blogspot.com/
http://twitter.com/Anncurry
RAMhaiti, Troy Livesay,
troylivesay
13 Jan 2010 ... Troy Livesay, missionário cristão “O cantar está a tornar-se cada vez mais audível, mais emocional. Não se ouvem ambulâncias nem ... RAMhaiti, habitante de Por tau Prince, no Twitter ... Estava caída no chão e o meu pai teve de pegar em mim e levar-me para fora da casa... foi assim tão mau. ...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

D. Manuel Clemente apresenta programa da Missão à Comunicação Social!!!

D. Manuel Clemente apresenta programa da Missão à Comunicação Social
Na quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009, último dia do ano, o Bispo do Porto Convocou uma Conferên-cia de Imprensa na Casa Episcopal, para apresentação formal a comunicação social do programa da Missão 2010 — Corresponsabilidade para a Nova Evangelização. Presentes profissionais de vários mediam, jornais, rádio e televisão, aos quais foi dada a informação entretanto disponível sobre a realização da Missão.

O Bispo, que se encontrava ladeado pelos directores dos Secretariados Diocesanos, insistiu no sentido que pretende que seja dado a Missão: fazer melhor, com mais projecção e entusiasmo, aquilo que já se faz nas comunidades, dando-lhe um sentido mais alargado e mais aprofundado. Não se pretendem acções de espectáculo, mas essencialmente iniciativas e vivências nas paroquias e comunidades cristãs, de que as iniciativas diocesanas deverão ser o reflexo. Apelou mesmo a que a comunicação social saiba estar atentas as realizações, “não no centro, mas nas diversas comunidades”. Todas as realizações deverão ser operacionalizadas “em rede” e conduzidas com uma “alegria sem ressaca”.

Salientou a acção dos Secretariados Diocesanos, que foram preparando a Missão desde o ano de 2008, ate se chegar as propostas actuais, apresentadas em 28 de Maio de 2009.
o Vigário Geral e coordenador diocesano das actividades da Missão, Padre Américo Aguiar, evidenciou que esta pretende criar uma dinâmica para envolver a diocese e os cristãos diocesanos no espírito de uma nova evangelização. Cada mês é subordinado a um tema, um desafio que se lança para envolver as comunidades, aos níveis local, vicarial, regional e diocesano.
Recordam-se Os temas de cada mês:
Em Janeiro entra-se o ano com o Anúncio, através da proposta das tradicionais “Janeiras”, que deverão culminar num encontro diocesano no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Rosa Mota, nos espaços do Palácio de Cristal, no Porto.
O mês de Fevereiro tem como terna Alegria, procurando um itinerário que estimule a participação juvenil nas comunidades. Culmina num Encontro ibérico no espírito das comunidades de Taizé, de 13 a 16 de Fevereiro.
O mês de Marco tem por tema (Com)paixão: mês da Quaresma, apela ao espírito fraterno, a partilha, particularmente junto da população universitária, orientando já para a bênção das pastas (2 de Maio), e para o espectáculo “Rapsódia dos povos”.
Maio tem por tema “Maria”, Junho sendo o mês da “Festa”,
Julho e Agosto “Verão”,
Setembro, o início da actividade escolares com o tema “Entra”,
Outubro será a “Missão”,
Novembro “Esperança”, em torno da celebração dos Fiéis e dos Santos,
e Dezembro “Luz”, no espírito de Natal.
Janeiro de 2011 apresentará a actividade conclusiva: “Reler para continuar”
Voz Portucalense elaborará em cada semana uma página temática dedicada a Missão 2010. Solicitamos por isso as paróquias e comunidades que not enviem noticiam dos acontecimentos relevantes.
Caldas de São Jorge associa-se à Celebração do Evento “MISSÃO 2010” participando no grande acontecimento cheio de alegria, jovialidade e Juventude no gigantesco Cantar das Janeiras das 444 Paróquias da Diocese do Porto com o Anúncio, através do cantar das tradicionais “Janeiras”, que deverão culminar num encontro diocesano no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Rosa Mota, nos espaços do Palácio de Cristal, no Porto.
O Rancho Folclórico “ AS FLORINHAS DE CALDAS DE SÃO JORGE” e a ASSOCIAÇÂO CULTURAL E RECREATIVA “ AS SAIAS AMARELAS” estarão presentes dignificando esta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
Outros grupos e Associação poderão participar e estar presentes desde que se inscrevam. (www.diocese-porto.pt).

As Paróquias de Santa Maria Feira participam na Grande Celebração das Fogaceiras e Festa de São Sebastião,
Bem como na grandiosa Procissão do Corpo de Deus.
Cada Paróquia irá estar presente!
As Fogaceiras serão preparadas em cada Paróquia com um triduo-novena em louvor, prece e honra de São Sebastião (dias17,18 e 19)
Nas Fogaceiras cada Juiz da Cruz  levará a Cruz enfeitada de flores.
Cada Paróquia levará o Círio Pascal que será aceso na Festa
e enfeitado com a faixa constante do nome da Freguesia com uma mensagem adequada!
Bem como a presença representativas de todas as freguesias do Concelho com as Meninas Fogaceiras!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Se não quiser estudar, namorar ou têm carências... compre um macaquinho!

Se não quiser estudar,
namorar
ou têm carências
ou deficiências arranje um macaquinho!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010