quinta-feira, 27 de agosto de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Órgâo de Tubos nas igrejas...Notas de alegria




PARABÉNS SENHOR CÓNEGO
DR. ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS
Notas de alegria nas igrejas

O último número da revista britânica “Choir & Organ”, deixou-o “surpreendido” pelo destaque dado à vida musical nas igrejas da diocese portucaIense. “É mais um fruto da sementeira feita”, diz o mestre-capela da Sé do Porto, impulsionador da restauração e instalação de órgãos de tubos nas principais igrejas do Porto (Sé, Lapa e Marquês), figura de referência na música sacra nacional
A festejar meio século de sacerdócio, o cónego António Ferreira dos Santos abriu a partitura da sua vida e confessou o que lhe vai na alma “Não gosto do efémero, antes da essencìa1idade das coisas”.

Há 30anosnãoexistiavidamusical nas igrejas da cidade; agora registam-se enchentes nos concertos de órgão. Foi milagre tudo quanto aconteceu?

Não há milagres. Este esforço não caiu do céu [risos]. O que houve foi muito trabalho, dedicação, gente disponível e sensível para a ajudar a dinamizar um projecto de música sacra. A primeira grande obra foi a fundação do coro da Sé Catedral do Porto.
Faz 40 anos em 2011, parece que foi ontem.

Em 1985, durante as celebrações do ano Bach, deu-se a inauguração do restauro do órgão de tubos da Sé. Foi mais uma dádiva dos céus?

Dos céus não sei, mas foi seguramente uma dádiva de gente generosa. Foram mais de 35 mil pessoas a perceber a mensagem. O concerto inaugural foi um acontecimento cultural único na cidade. No dia seguinte, registaram-se enchentes, concertos “non-stop” vistos por mais de 10 mil pessoas.

Foi difícil arranjar dinheiro ou os mecenas foram generosos?

Durante mês e meio andei por empresas da Suíça, Alemanha e Áustria a solicitar subsídios para pagar a conta ao mestre organeiro. Ainda conseguimos outro feito: um pacote de bolsas de estudo para jovens músicos. Foi outra revolução da música sacra.

Há dias, a Sé encheu-se outra vez para ouvir Tom Koopman. Foi o anúncio do l Festival internacional de Órgão?

Sim, a cidade merece este tipo de eventos e tudo faremos para que este estimulante projecto triunfe.
Que sinais releva deste meio século de vida pastoral?

A minha vida é feita capítulo a capítulo.
Estes 50 anos de vida liga da à Igreja têm dado muitas responsabilidades, alegrias e confiança no futuro. É difícil de explicar este cruzamento de emoções e sentimentos. A minha preocupação é aceitar, humildemente, o ta1entos que Deus me concedeu. O resto já não é comigo.

MANUEL Vitorino
mvitorino@jn.pt
Cortesia do Jn 21 de Agosto 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

Dia 23 de Agosto de 2009 Grande Dia para a Comunidade Paroquial da Vila de Sandim !!!!









Parabéns Reverendo Padre António Baptista de Oliveira
Dia 2 de Agosto de 1959 um grande dia – no passado. Lá vão 50 anos !
Ordenação Sacerdotal do Reverendo Padre António Baptista de Oliveira.
Dia 23 de Agosto de 2009 Grande Dia para a Comunidade Paroquial da Vila de Sandim, concelho de Vila Nova de Gaia.
Toda a Vila se alvoroçou desde manhã cedo deste dia 23 de Agosto ainda o Sol não raiara para esta impar e singular manifestação desta Vila de Sandim , rendidas ao tributo de homenagem ao se Pároco, o seu Reverendo Pároco que celebra nesta data a vocação dos seus 50 anos de Sacerdócio. Parabéns Senhor Abade!
Parabéns Vila de Sandim.
Então o que é que se passa?
É o seu Pároco e Pastor que celebra as suas Bodas de Ouro Sacerdotais.
É a mole humana dos paroquianos e amigos que faz rebentar pelas costuras o da Igreja Matriz de Santa Maria de Sandim que explode de alegria por um acontecimento de que não há história nas Terras de Gaia.
Padre António Baptista de Oliveira nasceu em Lobão – Santa Maria da feira a 24 de Agosto (por mais um dia = dois em um = o seu aniversário natalício!) de 1934.
Filho de Manuel Henriques Baptista de Oliveira que faleceu em 1940 (… filho órfão de pai com 6 anos!) e de Emília Rosa de Oliveira que faleceu em 1974.
Para completar o quadro falta acrescentar os seus seis irmãos: Maria ( já falecida), Joaquim (já falecido),Agostinho ( já falecido), Albina, Ermelinda e Rosa.
Terminado o 1º Ciclo ingressa no seminário de Trancoso em Outubro de 1947, seguindo os seus estudos no Seminário de Vilar e por último termina o seu percurso no Seminário da Sé.
É ordenado sacerdote na Sé Catedral do Porto a 2 de Agosto de 1959 e celebra a sua Missa Nova na Igreja Matriz de Lobão a 23 de Agosto de 1959.
Em finais de 1959 é enviado pelo Senhor Bispo de então para a Paróquia de Romariz – Santa Maria da Feira onde permanece 2 anos com Coadjutor tendo num desses dois anos assumido simultâneamente os destinos também da Paróquia de Escariz – Arouca.
Em 1961 parte para a Paróquia de Campelo – Baião e aí exerce o seu Ministério durante 11 anos.
Do trabalho aí realizado destaque-se o de Assistente Regional da Jac, dos Cursos de Noivos dos concelhos de Baião, do Marco de Canavezes e Amarante, Capelão do Hospital de Baião e da Obra de Bem - Estar Rural como elemento da Direcção e 2 anos e meio como Assistente Religioso.
De referir ainda que é um dos Fundadores do Rancho Folclórico, dos Bombeiros Voluntários e da Casa do Povo de Baião.
A 3 de Setembro de 1972 o Sr. Bispo do Porto dá-lhe outro destino e nomeia-o Pároco de Santa Maria de Sandim – Vila nova de Gaia.
Aqui se encontra há 37 anos!
Em Sandim elabora um vasto trabalho pastoral e social do qual se destaca entre inúmeros projectos os seguintes:
- em 1986 o maior impulsionador da construção de uma Nova Residência Paroquial
- em 1990 o mentor da remodelação e beneficiação da Igreja Matriz.
- em 2000 o obreiro da construção da Capela de Gestosa, da remodelação e beneficiação da Capela do Mosteiro, da Capela de Gassamar, da Capela do Calvário e da capela Românica do Mosteiro.
De realçar que em 1974 é-lhe atribuída por acumulação a Paróquia de S. Mamede de Vila Maior – Santa Maria da Feira.
Foi Assessor da catequese, dos jovens, dos Cursos de Noivos e dos Cursos de Cristandade.
Para terminar de salientar que é há 20 anos Vigário, tendo sido reconduzido em 2008, por nomeação do Sr. Bispo D.Manuel Clemente como Vigário da Vara de Vila Nova de Gaia – Sul da Região Pastoral do Grande Porto.
Durante alguns anos também fez parte do Conselho Presbiteral do Porto e da Direcção dos Cursos der Cristandade, tendo sido também director espiritual de vários Cursos de Cristandade na Diocese.
( do Guião da Celebração)

--------------------------------------
A Comunidade Paroquial presenciou o seu pároco com almoço na Quinta da Velha em Seixo Alvo - Olival onde estiveram presentes o presidente da Junta de Sandim Dr. Mota Baptista assim como todo o executivo, o representante do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Dr. Mario Fontemanha, a maioria dos párocos da Vigaria, dos 5 sacerdotes da terra estiveram presente o Padre Martins, Padre José Baptista e Padre Armando (Dehoniamo que se encontra em missão em Madagáscar) além de diversos paroquianos e familiares do nosso pároco. Aliás a maioria também estiveram na Eucaristia de Acção de Graças. Foi um repasto muito emotivo onde o aniversariante demonstrou toda a sua alegria nas breves palavras que dirigiu aos presentes. Agradecendo a beleza e empenho de todos os paroquianos na eucaristia de Acção de Graças e o almoço. Para além das prendas que a paroquia lhe havia dado (LCD, GPS e tela sobre o bom pastor) a junta de freguesia e algumas colectividade também o presentearam com outras prendas. O Padre António Coelho Vigário Geral e pároco de Grijó também juntou-se a festa dando uma oferta ao nosso Pastor em nome da sua paróquia.
Foi um dia muito intenso e repleto de emoções e alegrias. A paróquia no âmbito deste ano sacerdotal aproveito a ocasião para agradecer a Deus o dom do chamamento ao sacerdócio e a graça ter um pastor e ter 5 filhos desta terra como sacerdotes
---------
Do seu grupo de Formação Sacerdotal constam ilustres
E célebres sacerdotes desta Diocese do Porto:
Bodas sacerdotais em 2009
Celebram este ano as suas bodas de sacerdotais :
1-António Baptista de Oliveira: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Sandim,
Vila Maior, vigário da vara.
2. António Emílio Ramalho Vieira da Silva: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Silvares e Boim, capelão do Centro de Saúde de Lousada
3.António Ferreira de Gouveia (CM) : ordenado em 19 de Julho de 1959, Conselheiro Espiritual do Conselho Central do Porto da SSVP
4.António Ferreira dos Santos: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
reitor da Igreja da Lapa, Director do Sec. Dioc. Liturgia,
Membro do Cabido da Sé
5.António Joaquim Martins Vidinha: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Rio Tinto
5.Alberto Laranjeira: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Sobrado (Castelo de Paiva),
S. Martinho de Sardoura,
Bairros e capelão do Centro de Saúde de Castelo de Paiva
7.Franclim Caetano de Azevedo: ordenado em 2 de Agosto de 1959, pároco de Besteiros
8.Isaías Gomes de Pinho: ordenado em 2 de Agosto de 1959
9.Marcelino António Cunha Ferreira: Membro do Cabido da Sé, orientador espiritual da Casa de Vilar, responsável pela Igreja de Vilar, assistente diocesano da Legião de Maria
10.Narciso Coelho Bessa: ordenado em 2 de Agosto de 1959, pároco do Bonfim
11.Padre José Alves de Pinho nasceu na paróquia de Chave, concelho de Arouca,diocese do Porto, no dia 5 do Dezembro do 1935.Ordenado do presbítero no dia 2 de Agosto do 1959,em igualdade dos serviços das paróquias de Fornos e Sanfins (S. M. da Feira)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

21 DE AGOSTO ....S. Pio X

21 DE AGOSTO ....S. Pio X

21 DE AGOSTO ....S. Pio X
Foi Papa desde 4 de Agosto de 1903 até 20 de Agosto de 1914.
Chamava-se José Melchior Sarto e nasceu em Riese, norte de Itália, em Junho de 1835. Aluno do seminário de Pádua, recebeu a ordenação sacerdotal em 1858.
Foi coadjutor e depois pároco em 1867 subiu a arcipreste e em 1875 a cónego de Treviso e director espiritual de seminário; em 1879 era vigário-geral da diocese.
Em 1884 aceitou, por obediência, o bispado de Mântua, tendo já em 1880 recusado o de Treviso.
Em 1893 foi elevado ao cardinalato e três dias mais tarde transferido para Veneza.
Foi eleito papa por 55 votos no máximo possível de 60.
O programa do seu pontificado sintetizou-o assim restaurar todas as coisas em Cristo, querendo significar que a principal actividade do novo Papa se dirigiria para a vida interna da Igreja.
Foi grande reformador, talvez o maior desde há três séculos. Em 1903 legislou sobre música sacra; em 1904 nomeou a comissão reformadora do Direito Canónico; em 1905 promulgou o decreto sobre a comunhão frequente e em 1910 sobre a comunhão das crianças ;
em 1907 actualizou o processo matrimonial com o decreto Ve témere, ano em que tomou várias providências de natureza pastoral sobre a instrução religiosa dos fiéis e os estudos nos seminários.
Criou, em 1909, o Instituto Bíblico, anexo à Universidade Gregoriana.
Em 1908 reorganizou as Congregações Romanas e em 1911, entre outras providências litúrgicas, ordenou a reforma do Breviário.

De mais ampla repercussão foi a luta em defesa da ortodoxia.
Em 1907 o Decreto Lamentabili, em forma de proposições, condenou os erros bíblicos e dogmáticos extraídos dos livros modernistas.
Dois meses mais tarde, a encíclica Pascendi fez a condenação explícita do modernismo dogmático.
Em 1910 condenou também o sillonismo, tipo de modernismo de carácter social, movimento bem intencionado, mas propenso a misturar o sobrenatural com o temporal.

No domínio das questões político-religiosas, deu soluções que naturalmente não ultrapassaram a mentalidade do seu tempo, como sucedeu a respeito da França, de Portugal (1911), e da Itália a propósito da questão romana.
Foi canonizado a 29 de Maio de 1954.

Eis as conclusões a que nos leva uma biografia sobre ele escrita, publicada há cerca de 40 anos

1º — Pio X não era só atraente para quantos viviam na sua intimidade; ainda agora o é para os que lêem a sua vida. Encanta-nos aquele equilíbrio são, aquela superioridade universal, aquele optimismo alegre, aquela santidade em que a firmeza, a humildade e a caridade se fusionam numa admirável harmonia.

2° — Pio X é modelo de santidade extremamente moderna. A nossa época sabe discernir melhor o que, na santidade, é essencial do que é simplesmente acessório. Sabe que a santidade não consiste nos carismas, mas na entrega total de si mesmo a Deus, no decorrer das ocupações mais comuns A simplicidade é o que mais agrada aos nossos contemporâneos.
Ora, é essa uma das características de Pio X.
Nele, nada de êxtases, como em Santa Teresa de Ávila; nada de rigorosas macerações, como as dum Santo Cura d’Ars ;
silêncio completo acerca da sua vida interior. Vemos, sim, que ele era de um fervor angelical ; mas não nos assinalam o indício de fenómenos préter-naturais...

O que nele é admirável, é o espírito sobrenatural; não são tanto as acções heróicas, como o ardor do amor para com Deus que fez dele um santo.
Neste particular, S. Pio X é imitável; o amor está ao alcance de todos.

3º — Naturalmente, é exemplo especial para o clero. Facto talvez único na história da Igreja: Pio X foi modelar em todos os graus do clero: ele foi seminarista, foi coadjutor numa freguesia, foi pároco, arcipreste, cónego, director de seminário, Bispo, Patriarca, Cardeal, Papa.
Pois em todos estes cargos, praticou a virtude em grau heróico.

4º — Moderno, Pio X não o é somente pela forma da sua santidade; é-o também pela sua acção no domínio intelectual. Será erro pensar que a nossa época nos faz recordar um pouco o ano de 1900? Então, Pio X, condenou o modernismo; no campo social, opôs-se terminantemente ao “silion”.
E o remédio apontado, a garantia infalível de salvação, ontem como hoje, consiste na luz que do alto do Vaticano irradia por todo o mundo.

5° — Pio X foi moderno pelo seu espírito empreendedor e de reforma. Digam o que disserem os seus adversários, o Santo Pontífice não foi, de forma alguma, inimigo do progresso. Muito pelo contrário: foi um reformador, no verdadeiro sentido da palavra, e em todos os campos da Igreja:
no Direito Canónico, em várias secções importantes da vida litúrgica
canto religioso,
breviário, etc.)
e sacramental (comunhão das crianças, comunhão frequente, comunhão aos doentes.
Mas, como guarda fiel do “Depósito da Fé”, sentia-se igualmente ligado à Tradição autêntica do cristianismo.
Mais : quase todas as suas reformas constituíram um regresso à Tradição ; por vezes, às origens da Igreja
(por ex., a comunhão às crianças e a comunhão quotidiana).
Pio X procedeu em tudo com toda a perfeição que as circunstâncias lhe permitiam.
Procedeu como homem genial e como santo. Ficará, certamente, como um dos maiores Papas da Igreja.

---

S.Pio X viveu numa época difícil da Igreja e do Mundo
Mas soube intervir
A ele se deve o famoso Catecismo de S. Pio X que serviu de catequese de muitos e muitos anos,
Ensinado pelas mestras
De cana-da-índia ou vara na mão
E formou cristãos santos,
Praticantes,
impraticantes,
maçónicos,
agnósticos,
anticlericais,
sectários
e bruxos
e bruxas.

Uma Obra Excelente na Vila de Argoncilhe !!! Parabéns!











Uma Obra Excelente na Vila de Argoncilhe !!! Parabéns!
Parabéns`a Jovem Arqutecta Eva Oliveira
e Exma Junta de Freguesia da Vila de Argoncilhe!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vamos a Veneza... Vá de Férias

Vamos a Veneza... Vá de Férias

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Igreja Matriz de São Salvador de Fornos Feira 16 de Agosto de 2009
















Igreja Matriz de São Salvador de Fornos

Feira 16 de Agosto de 2009

A Igreja Matriz de São Salvador de Fornos, Santa Maria da Feira, Diocese do Porto, tornou-se pequenina para abrigar a mole humana de crentes fornenses e não só na homenagem ao seu querido e estimado Pároco P. José Alves de Pinho. Contando também com a presença do Senhor Bispo D. João Lavrador e 12 sacerdotes concelebrantes.

Encabeçou e liderou esta simpática iniciativa a Junta de Freguesia na liderança do seu Presidente o Senhor António Santos. Foi belo e bonito ver a comunidade unida e reunida à volta do seu Pastor.

Presidiu à Eucaristia sua Excelência Reverendíssimo o Senhor Bispo D. João Pimentel Lavrador, aludindo à dupla circunstância da Eucaristia, Grande Oração de Acção de Graças da Igreja e de Homenagem de singular, afectuosa, sentida e condigna Acção de Graças ao Pastor da Comunidade de Fornos que celebras 50 anos de sacerdote ( Bodas de Ouro Sacerdotais)! Foi excelente. Parabéns!

Seria bonito, belo e obrigatório referir todos os gestos, actos, sentires de coração e de alma de todos os presentes que não cabem nesta rápida crónica e nota onde aquilo que não é dito e escrito é mais importante!

Após a Eucaristia realizou-se o trajecto da Igreja Matriz para o Salão Paroquial como da forma inicial onde abundaram as palmas da multidão de todas as idades quais bater de asas de rolas e pombas esvoaçando plenas de saúde e de vida. Parabéns gente de Fornos! Que a Senhora da Saúde cuja Festa entretanto decorria dê saúde a todos vós e ao vosso Pastor!

Seguiu-se no final um jantar convívio no restaurante local “ O Cruzeiro” que ficou repleto de convivas.

De salientar presença do Senhor Bispo, Presidente da Câmara nas pessoas dos Senhores Dr. Cardoso da Costa (Presidente da Assembleia Municipal), Dr. Amadeu Albergaria (do Pelouro da Cultura e Educação) , Senhor Presidente da Junta António Santos, o Senhor Vigário Geral da Diocese P. António Coelho Oliveira ( natural de Sanfins) , O senhor Cónego Fernando Milheiro, o Senhor Arciprestre de Santa Maria da Feira P. José Carlos Teixeira Ribeiro e muitos outros! Todos os referidos usaram da palavra pertinente e adequada à dignidade do acto e da comemoração!

Parabéns!

Após todos estes brindes o homenageado ofereceu publicações: “Memórias Paroquiais de Fornos 1758” e “ Fundamentos para o Brasão de Fornos”. De todos é conhecido o talento literário, histórico e de investigação do Autor esparso e espalhado por outras publicações e revistas: “Revista da Feira”, “ Outrora Fornos”, Comissão de Vigilância do Castelo da Feira, Revista Distrital de Aveiro, etc. Isto só para aguçar o apetite aos curiosos, estudiosos, esquecidos e deslembrados!

Uma vez mais parabéns! Enfim uma tarde inesquecível da Festa da Senhora da Saúde de Fornos de 2009.

___________________________________________________________

Algumas notas referentes ao homenageado:

Padre José Alves de Pinho

Filho do Adelino Teixeira de Pinho e de Joaquina Rosa Alves;

nasceu na paróquia de Chave, concelho de Arouca,

diocese do Porto, no dia 5 do Dezembro do 1935.

Após a escola primária, frequentou os estudos preparatórios

desde 6 do Outubro de 1947.

Depois Filosofia e Teologia.

Ao fim foi ordenado do presbítero no dia 2 de Agosto do 1959,

por D. Florentino do Andrade e

Silva, para servir na diocese.

De Outubro de 1959 a 1961, estagiou em Lourosa (Feira).

Desde Outubro de 1961 a Outubro de 1964

foi pároco do Bustelo, concelho de Amarante,

Desde 29 de Outubro de 1964, ate ao presente,

é pároco em igualdade dos serviços das paróquias de

Fornos e Sanfins (S. M. da Feira).

Assessor da Pastoral Profética e Comunicação

Da Vigararia de Santa Maria da Feira

P. António Machado



terça-feira, 11 de agosto de 2009

domingo, 9 de agosto de 2009

P. José Alves de Pinho na efeméride e circunstância da celebração das suas BODAS DE OURO sacerdotais!









P. José Alves de Pinho na efeméride e circunstância da celebração das suas BODAS DE OURO sacerdotais!

A Comunidade Paroquial de Sanfins, Santa Maria da Feira, simpática e atenciosamente desenvolveu a iniciativa de homenagear o seu Pároco e Pastor P. José Alves de Pinho na efeméride e circunstância da celebração das suas BODAS DE OURO sacerdotais!

Foi belo e bonito ver a comunidade unida e reunida à volta do seu Pastor cujo programa constava : 16.00 horas, recepção e acolhimento e Sessão Solene no salão Paroquial onde apresentaram cumprimentos o Senhor Presidente da Câmara da Feira Alfredo Henriques , o Senhor Presidente da Junta de Sanfins e outras entidades e forças vivas e movimentos da freguesia.

Constituída a mesa usaram da Palavra entre outros o Senhor Presidente da Junta, o Reverendíssimo Vigário Geral da Diocese do Porto e Pároco de Grijó, P. António Coelho, filho da terra

e o homenageado P. José Alves de Pinho

que presenteou os participantes com uma publicação encadernada “ Ensaio Monográfico de Sanfins”,

onde perpassa a história, tradições, património, nota estatística local de 1900 e porque não … um Momento de Poesia!

Excelente.

Depois seguiu-se uma chuva de rosas brancas em botão trazidas pelas crianças, adolescentes, jovens, adultos e mais adultos.

Foi digno de se ver e até ouvir as melodias, harmonias e vozes de uma orquestra de juventude da Paróquia que musicou a Sessão Solene.

Seguiu-se a Eucaristia na Igreja Matriz.

Linda, bonita, asseada e de uma elegância em altura invejável e inusual.

Ao som das vozes e dos acordes o grupo coral acompanhou a Eucaristia presidida pelo homenageado e por oito sacerdotes concelebrantes vizinhos e relacionados com o homenageado .

Uma Eucaristia em pleno, participada, festiva onde abundaram os gestos e actos significativos, incluindo as ofertas da Comunidade de um Crucifixo de Marfim e do Reverendo Vigário uma linda imagem de Cristo Salvador!

Finalizou esta simpática iniciativa da Comunidade com um Jantar Convívio.

Enfim uma tarde inesquecível e memorável a que a proximidade da Viagem não distraiu e retirou brio!

Parabéns ao povo de Sanfins e ao seu Pastor.

Algumas notas referentes ao homenageado:

Padre José Alves de Pinho

Filho do Adelino Teixeira de Pinho e de Joaquina Rosa Alves;

nasceu na paróquia de Chave, concelho de Arouca,

diocese do Porto, no dia 5 do Dezembro do 1935.

Após a escola primária, frequentou os estudos preparatórios

desde 6 do Outubro de 1947.

Depois Filosofia e Teologia.

Ao fim foi ordenado do presbítero no dia 2 de Agosto do 1959,

por D. Florentino do Andrade e

Silva, para servir na diocese.

De Outubro de 1959 a 1961, estagiou em Lourosa (Feira).

Desde Outubro de 1961 a Outubro de 1964

foi pároco do Bustelo, concelho de Amarante,

Desde 29 de Outubro de 1964, ate ao presente,

é pároco em igualdade dos serviços das paróquias de

Fornos e Sanfins (S. M. da Feira).

Assessor da Pastoral Profética e Comunicação

Da Vigararia de Santa Maria da Feira

P. António Machado


-------


Vila de Lobão 9 de Agosto de 2009

Vila de Lobão, paróquia onde celebrou Missa Nova

Para além de padre também foi professor de religião e moral, português, história e geografia durante 33 anos.

O padre Franklin Caetano Azevedo comemorou as Bodas de Ouro Sacerdotais, em cerimónia realizada na igreja paroquial de Lobão. O mesmo local onde, a 9 de Agosto de 1959, celebrou pela primeira vez, após a ordenação como padre a 2 de Agosto de 1959.

O convívio entre familiares e amigos ocorreu num restaurante de Guizande.

Natural da freguesia de Lobão, nasceu em Julho de 1932.

Oriundo de uma família humilde, é um de quatro irmãos.

Apesar de ter tido sempre o desejo de estudar, Franklim Azevedo trabalhou até parte da sua adolescência, na quinta da família. Aos 15 anos, o seu pai arrendou algumas terras, de forma ajuntar dinheiro para que pudesse estudar num seminário. Fez admissão ao liceu em Trancoso, Gaia, e posteriormente continuou os estudos em Vilar. A 2 de Agosto de 1959 foi ordenado sacerdote, na Sé do Porto, rumando a seguir para Santo Ildefonso, no Porto, como coadjutor, onde permaneceu até Janeiro de 1962. O bispo entregou-lhe nessa altura as paróquias de Besteiros e da Madalena, do concelho de Paredes. No entanto, os problemas de saúde levaram-no ao afastamento da segunda freguesia, depois de a ter paroquiado durante 38 anos. Ficou apenas com a paróquia de Besteiros, onde exerce funções há 48 anos e onde foi homenageado no passado dia 2 de Agosto.

Em Besteiros tem feito obra, sendo uma das mais importantes o Centro Paroquial, inaugurado em 2007, onde, para já, funciona o espaço destinado à catequese.

O padre Franklim foi também professor.

Em 1964 começou a leccionar no Colégio Antero de Quental, de Paredes, e no Emaús, de Baltar. Ministrava as disciplinas de Religião e Mora1, Português, História e Geografia. Integrou depois o quadro da EB 2,3 de Baltar, tendo leccionado neste estabelecimento de ensino ao longo de 33 anos. Em 1997 reformou-se e dedicou-se apenas ao sacerdócio.

Cortesia TF 17 de Agosto de 2009

ATM

Assessor para a Comunicação Social

da Vigararia de Santa Maria da Feira